Uma das maiores críticas de quem ainda não se rendeu aos carros elétricos é em relação ao destino final das baterias. Afinal, elas são bem maiores do que as utilizadas nos carros comuns, portanto, o descarte após o fim da vida útil tende, em tese, a ser mais prejudicial ao meio-ambiente.

Se você também tem essa preocupação, saiba que já existem diversas empresas trabalhando para evitar que Lítio, Cobalto e demais componentes sejam jogados na natureza de forma indevida.

Uma das mais antigas, a Li-Cycle, fundada em 2016, bem antes do “boom” do segmento, teve parte de seu trabalho mostrado pelo youtuber JerryRigEverything. O vídeo, que já conta com mais de 1,3 milhão de visualizações, detalha todo o processo usado pela empresa para dar um fim aos materiais com impacto mínimo ao meio-ambiente.

“Solução mágica” é usada na reciclagem

A resposta da Li-Cycle para fazer a reciclagem de baterias usadas de laptops, aparelhos celulares e, claro, dos carros elétricos, é uma “solução mágica”. Os ingredientes da fórmula não foram todos revelados, mas, de acordo com a empresa, é um líquido feito “à base de água”.

“Nossa tecnologia patenteada permite o processamento seguro de todas as baterias de íon-lítio sem resíduos em aterros sanitários, emissões mínimas de GEE e redução das emissões de CO2”, diz a Li-Cycle, em seu site oficial.

A empresa garante ter encontrado o caminho para fazer o trabalho de reciclagem em prol de um planeta mais limpo e, para isso, promete oferecer uma abordagem “única e confiável” para ”solucionar o problema global de reciclagem de baterias”.

Como é o processo de reciclagem das baterias usadas?

O grande “segredo” da Li-Cycle para reciclar as baterias de carros elétricos com impacto mínimo ao meio-ambiente está em não derreter os componentes. Ao invés disso, a empresa situada no Arizona usa sua “solução mágica” para separar todos os componentes em três recipientes separados.

Feito isso, o processo conta com um saco de plástico, um de cobre e um de alumínio, além de um outro cheio de “massa negra”. Esse é o que contém níquel, cobalto e lítio e, portanto, será enviado a um local diferente para reutilização.

Segundo a empresa, os fabricantes que desejarem produzir baterias de íon-lítio podem fazê-lo a partir desses materiais reciclados e devidamente separados, fechando, assim, o ciclo de uma bateria de carro.

De acordo com a Li-Cycle, cerca de 95% dos elementos da bateria são reciclados por completo, e as instalações da empresa no Arizona têm capacidade para processar 18 mil toneladas de baterias de íon-lítio anualmente.

Fonte: https://canaltech.com.br/carros/como-e-feita-a-reciclagem-de-baterias-usadas-de-carros-eletricos-260576/